Erros comuns CENSO: Recebe escolarização em outro espaço…

Alguns erros são apresentados devido ao preenchimento errado de outro formulário, segue abaixo mais uma dica.

O ERRO: O campo “Recebe escolarização em outro espaço (diferente da escola)” não pode ser preenchido quando a turma não for de escolarização.
Pode acontecer devido ao preenchimento errado das informações da turma, normalmente acontece com turmas que oferecem atividades complementar e/ou mais educação.

Veja no link abaixo como configurar corretamente a turma mais educação:
http://sistemapaulofreire.com.br/sipfblog/2015/07/31/60/

Aprendendo a identificar os erros do CENSO no SIPF

Ao migrar os dados da unidade escolar para o censo alguns erros poderão acontecer e estes erros devem ser todos corrigidos,  caso não sejam corrigidos os dados não serão importados pelo censo, saiba como identificar e corrigir estes erros com este tutorial.

Antes de começarmos é muito importante que você baixe o manual  de importação do Censo 2015, segue o link:

Layout de Importação e Exportação 2015 – Versão 3

Figura 1: O censo retorna um arquivo em PDF informando o REGISTRO, o CAMPO e o NÚMERO DA LINHA no qual o erro aconteceu, iremos utilizá-los para identificarmos aonde o erro foi identificado para que possamos corrigir no SIPF. No exemplo o erro aconteceu no REGISTRO 60 no CAMPO 10, e a mensagem é que o nome da mãe esta incorreto.

ver erro (1)


Figura 2: No SIPF acesse o menu FERRAMENTAS e em seguida selecione a opção EDUCACENSO.

 

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Figura 3: Na página de MIGRAÇÃO selecione a opção VALIDAR ARQUIVO.

 

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Figura 4: Em localizar arquivo selecione o arquivo gerado pelo SIPF, caso não tenha o arquivo solicite ao administrador do sistema, em registro selecione o registro que foi identificado o erro como mostra a FIGURA 1.

 

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Figura 5: Será exibido todos os registros 60 do arquivo de migração.

 

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Figura 6: Para localizar uma informação mais rápida utilize a tecla de atalho CTRL+F  para buscar uma informação na tela do seu navegador.

 

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O Que é Turma Unificada?

É a organização de alunos de diferentes anos de escolaridade do Ensino Fundamental, em uma mesma turma, quando o número da demanda a ser atendida é muito reduzido.

Nos anos iniciais um professor é responsável pela regência da turma.

Nos anos finais a regência de aulas é de responsabilidade dos professores de cada disciplina do currículo escolar.

Prioritariamente adotada para atender aos alunos das áreas rurais, onde a baixa densidade demográfica e o número reduzido da demanda inviabilizam, quase sempre, a criação de turmas específicas para cada ano escolar.

É Essencial Garantir a Cada Turma:

Desenvolvimento de  conteúdos e atividades para que os alunos possam  consolidar as aprendizagens (competências e habilidades)  definidas para cada Ano de Escolaridade.

Estratégias Pedagógicas:

São conjuntos de procedimentos, atividades e materiais diversos dos quais se vale o professor para promover a construção do conhecimento de seus alunos.

É importante que o professor tenha clareza de sua intencionalidade pedagógica.

  • Pedagogia de projetos
  • Sequência didática
  • Excursões
  • Pesquisa
  • Trabalhos em grupo
  • Exposição dialogada
  • Outros
Aspectos a Serem Considerados no Processo Pedagógico em Turmas Unificadas:

As possibilidades de desenvolvimento de todos os alunos, independentemente do ano de escolaridade.

As dinâmicas de interação social, relações de cooperação e trocas entre os alunos e destes com o professor.

Mediação pedagógica: intervenção no processo de aprendizagem do aluno garantindo, continuamente, que o conhecimento seja compreendido e sistematizado.

Integração entre os conteúdos: Conhecimento disciplinar e interdisciplinar.

Desenvolvimento de projetos em sala de aula: metodologia de trabalho para dar vida ao conteúdo, valorizando o que os alunos já sabem e envolvendo a todos de maneira ativa e participativa.

Trabalho coletivo e individual com os alunos, propondo tarefas desafiadoras.

Avaliação da Aprendizagem nas Turmas Unificadas:

A função da avaliação é permitir ao professor identificar os progressos e as dificuldades dos alunos para dar continuidade ao processo educativo, fazendo as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam, sendo assim, a avaliação deve ser processual e formativa.

 

Orientar a organização da prática educativa em função das necessidades de desenvolvimento dos alunos.
Apresentar diversidade de situações e instrumentos avaliativos.
Garantir aos pais e alunos o acesso ao resultados das avaliações de aprendizagem.

É possível transformar a diversidade e as particularidades existentes nas turmas unificadas em possibilidades de aprendizagem de sucesso.

Corrigir aluno cadastrado sem documento

Por um erro sistêmico, alguns alunos poderão apresentar erro no momento de alterar seus documentos, segue passo a passo de como corrigir este erro.

 

Figura 1: Acesse o menu documentos na área Gerenciar do aluno.
Figura1: Menu Documentos


 

Figura 2: Note que a página fica em branco. (Este é o erro).

Figura 2: Área em branco


 

Figura 3: Para corrigir clique no menu FERRAMENTAS e logo depois na opção LOGS.

Figura 3: Menu LOGS


 

Figura 4: Em seguida clique em Progresso.

Figura 4: Menu Progresso


 

Figura 5: No campo tipo, informe Aluno e no campo ID informe a identificação do mesmo no sistema.

Figura 5 : Selecione Aluno


 

Figura 6: Uma lista com todas as tabelas não informadas sobre o aluno será exibida, a tabela tbfisicasfotos deve ser ignorada, todas as outras devem ser corrigidas, para isso basta clicar sobre o botão em vermelho NÃO INFORMADO.

Figura 6: Campos não informados


 

Figura 7: No campo tbpessoa_id informe o ID do aluno que apresenta o erro e clique em salvar. Repita o procedimento em todas as tabelas não informadas com exceção de tbfisicasfotos.

Figura 7: Correção campo