NIS

Número do NIS

Olá, desbravadores. 

O número do NIS é um dado muito importante na vida dos alunos. Esse número é responsável por permitir que alguns alunos tenham acesso à benefícios do Governo Federal, como, por exemplo, o bolsa família. 

Manter esse número inserido dentro do sistema é de responsabilidade da escola. Com isso, esse post trará dicas e a forma correta de inserir o NIS na página do aluno. 

O NIS é ÚNICO para cada aluno. 

 

  • Cada aluno possui o seu NIS, assim como o código do INEP. É individual. Deve-se tomar cuidado na hora de solicitar esses dados aos pais, uma vez que muitos deles fornecem o cartão do bolsa família da família. O número do NIS não é coletivo. Deve-se solicitar o NIS individual do aluno. 

Achava que o NIS era um por família? Não, não!

 

Onde consigo o NIS?

  • O NIS pode ser fornecido solicitando os pais ou no sistema presença, responsável por garantir a frequência dos alunos. Caso a escola não tenha acesso ao sistema, deve-se solicitar aos coordenadores do sistema a lista com os beneficiários do BF para inserir no sistema. 

 

Como visualizo os alunos que possuem NIS ou são beneficiários do BF dentro do sistema?

  • O Sistema Bravo! possui um relatório para auxiliar às escolas, o P103 – Beneficiários do BF. Esse relatório listará todos alunos que possuem o NIS informado. 
  • Outro relatório que pode auxiliar é o P800 – Alunos com CPF, RG, NIS e INEP. Esse relatório é mais completo, pois mostram outros dados que precisam ser atualizados. 

 

Quantos dígitos o NIS possui?

  • O NIS é composto por 11 dígitos, sendo somente números, não tendo nenhum caractere especial. Caso o número do NIS que você está inserindo seja inferior ou superior à 11 dígitos, está errado.

35988bf09ce2be958e36f4bc8f4575d1

 

 Adicionei o NIS errado dentro do sistema; O que fazer?

  • Deve-se solicitar o NIS correto dos alunos e fazer a alteração. 

 

Onde adicionar o NIS na página do Aluno?

  • Siga esse tutorial que ele irá lhe auxiliar no passo a passo. O campo de inserção do Número do NIS fica abaixo do campo do código do INEP:

Turorial: Como adicionar o NIS ou INEP