pexels-photo-1212805

10 Atividades Educativas para Crianças fazerem em Casa

Estudar em casa envolve uma combinação de aprendizado, estudo e diversão. No entanto, as crianças não costumam ser conhecidas por sua capacidade de concentração. Mas você pode tentar canalizar essa energia ilimitada — basta selecionar as atividades corretas. Então, selecionamos 10 atividades que manterão as crianças ocupadas e entretidas, e que poderão ajudar na formação escolar durante o período que estiverem estudando em casa.

Leia um livro em voz alta

Leia um livro em voz alta

Não fique preso às telas. Convidar a família para sentar e ler um livro em conjunto pode ser equivalente a antiga tradição dos grupos de leitura. Desafie as crianças mais velhas a realizar a leitura em voz alta algumas noites, estimulando a interpretação das vozes dos personagens.

Crie seu próprio mural de trabalhos

Crie seu próprio mural de trabalhos

Dedicar um espaço para criar uma “parede de trabalhos” não é apenas uma ótima atividade de artesanato, mas também uma maneira incrível de estimular seus filhos a reter o conhecimento que aprendem diariamente. Imprima fatos históricos, números ou qualquer outra coisa que queira ensinar ao longo do dia e organize-os na parede de forma atraente, estimulando a interação sempre que passar por ela.

Faça um experimento científico novo todos os dias

cientista

A ciência reforça a habilidade da observação, com uma boa dose de diversão. Mas não se preocupe, pois você não precisa pensar em todos os experimentos sozinho — existem inúmeras sugestões online. O canal Manual do Mundo costuma publicar no YouTube experimentos e propor atividades que podem ser feitas por crianças de todas as idades.

Cozinhe um prato de outra cultura

cozinhe

 

Há uma clara vantagem em realizar essa atividade. Desafie-se e inclua seu filho nessa atividade de cozinhar um prato de outra cultura para que vocês desenvolvam juntos as habilidades de culinárias e apreciação de diferentes sabores. Você pode se deliciar com algumas receitas incríveis disponíveis em páginas como TudoGostoso e Panelinha.

Faça exercícios de escrita criativa

exercicio descritivo

Deixe sua criatividade fluir e mostre aos seus filhos que a inspiração pode ser encontrada em qualquer lugar. Peça a eles que fechem os olhos, sintam o cheiro de algumas especiarias e criem uma cena inspirada nos aromas ou para que escrevam cinco sons diferentes que ouviram ao longo de uma hora, para que posteriormente criem uma história envolvendo esses sons.

Traga o mundo exterior para dentro de sua casa

trga o mundo

Caso você more em uma casa pequena, não se preocupe, pois basta uma pequena área ou um balcão de janela para realizar essa atividade. Pegue alguns vasos e crie um jardim de ervas ou instale um alimentador de pássaros para atrair a natureza à sua porta. Seus filhos também podem coletar alguns insetos para observá-los percorrer um labirinto — que pode ser feito com uma caixa de papelão e obstáculos —, registrando os movimentos conforme eles avançam no percurso.

Crie um circuito de obstáculos

circuito de obstaculos

 

Crianças que passam muito tempo em casa precisam de atividades que as tirem do sofá. Planeje um circuito de obstáculos pela casa, usando materiais de artesanato para que os pimpolhos fiquem animados. Coloque fitas adesivas no chão para indicar a rota, faça-os subir no sofá, rastejar sob cadeiras e explorar espaços com cuidado, desviando de serpentinas que agem como ‘raios laser’ ou que alcancem balões em locais altos, incorporando exercícios de equilíbrio, profundidade e todo tipo de movimento físico.

Yoga ou meditação

yoga

Dar às crianças tempo e espaço para realizarem atividades físicas é essencial para garantir seu aprendizado e bem-estar. Ofereça alguns recursos, como o Headspace for Kids, para mostrar a importância da saúde física e mental, além da educação e aprendizado.

Jogo de palavras com um filme

palavrsa de um filme

Se seu filho está pedindo para assistir um filme, adicione um toque educacional à atividade. Peça para que ele escolha uma palavra comum e anote quantas vezes ela foi dita ao longo do filme; o que vai exigir a escuta cuidadosa e atenção. Você pode fazer algumas contas com os números obtidos para adicionar ainda mais diversão aos resultados.

Curiosidades da família

curiosidades da familia

Convide toda a família para ajudar a construir o perfil do seu filho, incluindo momentos divertidos e curiosidades. Pode incluir algo tão casual quanto uma conversa durante o café da manhã, para depois fazer perguntas e entregar prêmios. Tente fazer questionamentos que misturem os conhecimentos adquiridos por seu filho, além de perguntas mais alegres e divertidas.